Janela de Sorrisos

Dicas de como aprender inglês com séries

Sempre ouviu falar que dá para aprender inglês com séries, mas não sabe como? No post de hoje eu dou uma dica super bacana pra resolver de vez essa dúvida.

Uma das minhas categorias favoritas do blog é compartilhar dicas de inglês. Eu já falei sobre 5 ótimos canais que ensinam inglês pelo Youtube, e hoje é dia de dicas de como aprender inglês com séries e intercalar diversão com conhecimento. O que ensinarei é baseado na sugestão de estudos que a minha escola passa. Desde que iniciei meu curso, eu tento inserir o idioma no meu dia a dia e dá muito certo.

Tá Thaís, todo mundo sempre me fala que dá pra aprender assim, mas eu não sei como aprender inglês com séries. E agora?

large

É aqui que entra a sugestão de hoje! Ela funciona muito bem comigo e por isso quero compartilhar com vocês. A ideia é começar por alguma série que você já esteja familiarizado com a história. Eu acho mais fácil para quem está iniciando começar com séries de comédias, que tenham no máximo vinte minutos, pois assim a atividade não se torna maçante. Mas isso vai muito do gosto de cada um. Sei que tem gente que não gosta desse tipo de série e muito provável vai se sentir mais à vontade assistindo outro gênero.

Escolhida a série, é hora então de dar play e pegar a pipoca. Aqui vai muito do seu nível. Se você já é mais familiarizado com o idioma, pode começar direto na legenda em inglês e depois assistir sem legenda. Caso o contrário, assista o episódio com legenda em português e faça as próximas duas etapas. Quando estiver assistindo somente com áudio em inglês, concentre-se em perceber o modo de falar dos personagens. Não se preocupe se não entender todas as palavras, pois muitas vezes você conseguirá entender o contexto mesmo não sabendo tudo o que foi dito pelos atores. Obviamente, há quem prefira pausar e anotar cada palavra nova, mas para mim se torna maçante. Eu só faço isso com aquelas que se repetem ao longo do episódio.

como-aprender-ingles-com-series

Terminou de assistir? Já matou a curiosidade sobre sua série favorita? Então é hora de colocar em prática a dica de como aprender inglês com séries e unir o que você acabou de ver. Aqui vai depender muito do seu nível também. A ideia principal é você escrever um pequeno texto contando o que acontece no episódio, podendo adaptar para o tempo verbal que estiver aprendendo.

Se estiver estudando passado e futuro, faça o texto utilizando esses tempos. Se for presente, conte como se a história estivesse acontecendo em tempo real. É uma forma ótima de além de se divertir assistindo séries, praticar o writing. Se você ficar em dúvida em algumas palavras, escreva em português e só depois do texto pronto vá procurar o significado delas. Eu até hoje faço isso de vez em quando e sinto que me ajuda bastante a melhorar meu vocabulário e escrita, além de ajudar no listening quando assisto a série sem legenda.

Dica bônus:

E pra ajudar ainda mais, deixo esse link do Catraca Livre, onde professores indicaram quais séries são boas para aprender inglês.

Ou seja, vamos recapitular?

1. Escolha a série de sua preferência

2. Assista com legenda em português (opcional)

3. Assista com legenda em inglês e depois sem legenda.

4. Se preferir, anote as palavras que se repetirem muito.

5. Escreva sobre a série utilizando algum tempo verbal

Gostaram da dica de como aprender inglês com séries? E ah, lembrando que essa é uma dica que funciona para mim. Você pode adaptar da forma que preferir. Minha intenção é despertar a vontade de praticar o inglês além do estudo habitual. Então, se você gostou desse post e quer mais dicas, ou tem alguma sugestão de post relacionado ao aprendizado de inglês não deixe de me falar nos comentários!

Acompanhe a mim e o blog nas redes sociais
Wishlist de aniversário – 24 anos!
Meu primeiro ensaio fotográfico
O primeiro calçadão de Blumenau
18 comentários
  • Entre Anas

    Acho que você tem que virar professora de inglês! haha
    Sempre treinava listening com séries, mas nunca pensei em escrever o que acontece no episódio depois. Vou colocar em prática! 🙂

    Responder
    • Thais

      Hahahahaha, isso está nos meus planos futuros. Sabia? 🙂 Pois é, logo que eu entrei no curso nós já recebemos um roteiro de estudos, onde a sugestão de sábado era assistir a série e escrever o que acontece. Achei ótimo! Testei e funcionou muito pra mim. Espero que seja bom pra ti também.
      Um beijo <3

      Responder
  • cantinhodavick

    Nunca tinha pensado em anotar um resumo do que aconteceu, olha suas dicas iram me ajudar bastante!

    Responder
    • Thais

      Fico tãão feliz de ler isso! É a intenção, ajudar meus leitores. Depois me conta se te deu resultado <3

      Responder
  • Mary

    Dicas super legais, Thais! Eu estou afastada do inglês então tô fazendo de tudo pra praticar sempre. Uso o duolingo, que me ajuda bastante, mas acho que nada se compara a ouvir e ler o idioma! Só assisto séries e filmes com legendas, e realmente, ajuda muito! Agora, o que eu não fazia e vou passar a fazer é ver minhas séries e filmes que ja estão decoradas de tanto assistir com legendas em inglês! Obrigada pela ideia!
    Beijos!

    Responder
    • Thais

      Oi, Mary. Muito obrigada! Ajuda muito, né? E o melhor é que a gente se diverte junto.
      Eu vejo com legenda em inglês e algumas sem legenda. Mas faz isso! Vai ser muito bom pro seu listening e compreensão do idioma.
      Um beijo! <3

      Responder
  • Sofia

    Nossa, o post tá super completo parabéns! Sempre treinei com séries mas nunca tinha pensado em escrever um texto sobre o que acontece no episódio.

    Responder
    • Thais

      Tomara que essa dica te ajude, bonita! Obrigada pelo elogio <3

      Responder
  • VANESSA BRUNT

    Thai, quantas dicas maravilhosas! Você sempre trazendo detalhes incríveis e bem elaborados! A minha maneira mais constante de contato com a língua e de 'treinamento' é justamente dentro dessa vertente: vendo séries, filmes e ouvindo músicas (sempre buscando traduzir ao máximo). Como ouço letras buscando, principalmente, entrelinhas e reflexões, acabo descobrindo algumas metáforas bacanas e, consequentemente, 'expressões' utilizadas no inglês – que geralmente não são ensinadas nos cursos -. Isso também pode ocorrer bastante em séries, filmes e afins. O que mais vejo sem legendas (mesmo) são entrevistas. Acho algo super bacana! Geralmente a linguagem é direta, os contextos são tranquilos e as expressões são bem espontâneas, o que ajuda de forma diferenciada. Nunca parei para fazer a parte número cinco da lista e, sem dúvidas, vou aderir esse tópico aos costumes. Adorei e adorei!

    http://www.semquases.com

    Responder
    • Thais

      Oi, Vane. <3
      O bacana de utilizar dessas técnicas para aprender com filmes, músicas e séries é justamente isso: irmos além do que nos é ensinado em cursos. Aprendermos gírias, expressões e a forma do inglês falado. Tão importante quando vamos, por exemplo, viajar para outro país! Aprender o idioma em sua naturalidade, não é mesmo? Nunca pratiquei com entrevistas, mas anotarei sua dica para testar! Espero que a minha dica também te ajude.
      Um beijo <3

      Responder
  • Bárbara Fróis Borges

    Morro de vontade de aprender inglês <3 acho muito lindo e muito importante, gostei dessas dicas, já sou acostumada a assistir série com áudio em inglês e a legenda em português, e vou aproveitar essas dicas de canais para dar uma ajudinha extra ;D
    Adorei Thais, muito bom mesmo.
    Beijos

    Responder
    • Thais

      Eu espero do fundo do meu coração que te ajude, viu? Quando faço os posts com temática em aprender inglês é exatamente por esse motivo: sei o quanto muita gente deseja aprender. E dá pra tirar um aprendizado muito bacana com as séries.
      Me avisa se tiver êxito, tá?
      Um beijo e obrigada pelo carinho. <3

      Responder
  • Ana Beatriz

    Isso dá muuito certo! Eu também faço curso de Inglês e é uma das melhores formas de se acostumar com as pronúncias e ajuda muito a expandir o vocabulário. De inicio eu também assistia com legendas, depois comecei a tentar assistir sem, e com o tempo você vai se acostumando e pegando mais prática também.

    Responder
    • Thais

      Oi, Ana! Tudo bem? Seja bem-vinda!
      Pois é, agora eu também já consigo ver algumas séries sem legenda. O bom é que a gente vai forçando e se surpreendendo em como o aprendizado dá um salto quando aliamos diversão! <3

      Responder
  • Ju Faria

    Thaís ❤️ Eu amoooo sua dicas de inglês, elas sempre me ajudam muito. Com certeza, vou colocar essa dica em pratica. Eu adoro séries, então é juntar o útil ao agradável.
    Eu já fiz essa dica que você deu com filmes. Assisti Harry Potter com a legenda em inglês e fui anotando algumas palavras que eu não entendia ou que era muito falada. Eu aprendi MUITO. Depois disso, comecei a ler HP em inglês e estou amando.
    É muito incrível poder "entender" em inglês!

    Enfim, amei a dica!
    Beijoo

    Responder
    • Thais

      Ju! <3 Que delícia conseguir acompanhar um filme que você gosta e aprender com eles, né? Eu não costumo indicar muito essa técnica com filme, porque ela pode se tornar desgastante pra quem não tem o hábito. Mas devo dar os parabéns pela sua persistência, principalmente por começar a ler os livros em inglês!
      O mais bacana é a gente colocar o aprendizado em tudo, além do curso regular ou estudos de gramática. Da mudança de idioma das nossas redes sociais até ao hábito de assistir séries! 🙂
      Obrigada pelo carinho.
      Um beijo <3

      Responder
  • Dai Castro

    Esse post me fez lembrar o quanto estou relaxada com o meu inglês, sempre gostei de estudar por conta própria, até mesmo aqueles exercícios mais chatinhos de gramática. A sua dica é sensacional mesmo, mas precisa ter persistência para passar por todas as etapas, realmente acho que é melhor escolher uma série com episódios mais curtinhos! Beijos! Colorindo Nuvens

    Responder
    • Thais

      Eu super recomendo fazer a dica com episódios mais curtinhos, assim não cansa! Tomara que meu post tenha reacendido um pouquinho a vontade de você aprender inglês.
      Obrigada o carinho, beijos!

      Responder