Janela de Sorrisos

Boneco de Neve – Resenha

Boneco de Neve faz parte de uma de série de sete livros do autor norueguês Jo Nesbo. Esse detalhe, porém, não interfere na leitura caso você deseje ler esse título primeiro. Pelo jornal inglês The Guardian, é considerado um dos livros mais ambiciosos do autor e é até mesmo comparado com Silêncio dos Inocentes.

Quando cai a primeira neve elas são assassinadas

Harry Hole é inspetor da divisão de homicídios em Oslo. Como qualquer outra pessoa, tem seus problemas pessoais, envolvendo bebidas em excesso, término de um relacionamento e a relação com seu filho Oleg. Percebemos também que ele é obcecado pelo o seu trabalho e de certa forma essa caraterística dita e muito o rumo de sua vida e da trama.

O mistério começa com a primeira neve do ano, que além de trazer frio intenso, deixa a cidade abalada com a notícia de um assassinato cruel. Porém, não para em apenas um caso. Com o passar dos dias o assassino comete mais um crime com requinte de crueldade; deixando como pista um boneco de neve e as vítimas serem mulheres casadas e com filhos. Isso passa ser um desafio para Harry, que encara como um passo importante em sua carreira. Ele está certo que se trata de um serial killer, mas seus colegas de trabalho não compreendem e não concordam com sua teoria, então terá que se esforçar para desvendar esse mistério sem perder sua credibilidade.

Uma personagem muito importante que se torna aliada de Harry nas investigações dos assassinatos é Katrine. Uma detetive muito talentosa, que vem para mostrar como é uma mulher trabalhando numa área ainda predominante masculina. E o autor sabe bem retratar isso pelos comentários que ela precisa lidar ao longo de seu trabalho junto a polícia de Oslo.

A diagramação do livro facilita a leitura, com um bom tamanho de fonte nessa edição e páginas amareladas. A histórias é narrada em terceira pessoa e não é linear, ou seja, há alguns capítulos flashbacks. São capítulos curtos e uma linguagem de fácil entendimento, o que beneficia o entrosamento com o leitor. Ao avançar das páginas descobrimos novas pistas e  dá vontade ir juntando os pontos, entendendo porque tal ato aconteceu. Mesmo assim, o autor soube como amarrar e muito bem a história, trazendo um final eletrizante e que talvez muitos não esperavam. Posso definir Boneco de Neve como mistério, aventura e agonia.

A leitura foi extremamente leve e fluída. Os capítulos curtos e a linguagem facilitam para que o leitor se envolva de verdade com a história. Me vi muitas vezes devorando muito mais páginas do que o previsto, como num misto entre querer acabar logo para desvendar o mistério e ficar com pena de fazer isso. Sou suspeita para falar do gênero, já que amo Thriller Policial, mas digo sem pensar duas vezes que esse livro se tornou um dos meus preferidos do gênero e recomendo a leitura.

Além do livro, no final do ano estreou a adaptação pro cinema dessa história.

Título: Boneco de Neve
Autor: Jo Nesbo
Editora: Grupo Editorial Record
Gênero: Thriller Policial
Páginas: 420
Ano: 2017

Compre: Amazon | Saraiva

Ah, vocês podem conferir outras resenhas já feitas aqui no JDS clicando aqui.

Acompanhe a mim e o blog nas redes sociais

 

 

 

 

Minha Vida Fora dos Trilhos – Resenha
O Sorriso da Hiena – Resenha
Resenha: Em Algum Lugar nas Estrelas

6 comentários
  • Wild

    Gostei. Deu vontade ler.

    Responder
  • Clayci

    Eu ainda não assisti o filme pq quero ler a história antes.
    Mas estou vendo que não conseguirei fazer isso tão cedo. =/
    Tantas coisas na frente, mas estou curiosa pq não li nada do autor ainda rs

    Responder
    • Thais

      Olha, eu não ouvi comentários tão entusiasmados assim sobre o filme. A gente sabe que nem toda adaptação fica tão boa, né?
      Então sim, recomendo que você leia o livro primeiro. Entendo bem essa correria, Clay. A curiosidade bate mesmo assim! hahahaha

      Um beijo.

      Responder
  • Juliana

    Nossa, QUE TRAILER! Já tava gamada só pela resenha, e aí decidi ver o trailer, meu eu amo esse ator, do Magneto! Parece ser incrível e com certeza o livro deve ser mais legal que o filme (que já parece incrível uahuah) Quero muito ler!!

    Bjos!

    Responder
    • Thais

      O trailer parece bonzão, né? Mas eu ainda não vi o filme, acredita?! hahahaha Minha lista de filmes pendentes é bem complicada. Que bom que se interessou pelo livro por conta da resenha. Espero que goste de ambos!

      Um beijo.

      Responder