Janela de Sorrisos

Meu primeiro ensaio fotográfico

ensaio-fotográfico

Não faz muito tempo que eu fiz um ensaio fotográfico pela primeira vez. Eu sempre tive vontade de ser fotografada, mas adiava esse momento. Pensava que não teria desenvoltura o suficiente pra me soltar ao olhar fotográfico de outra pessoa. Em meio aos acasos da vida eu acabei conhecendo a Luana Favetta, fotógrafa que fez o meu ensaio. A gente se entendeu tão bem. Aos poucos a minha timidez foi desaparecendo e o entrosamento de nós duas fez toda a diferença no resultados das fotos. A Luana soube como conduzir o ensaio muito bem, além de ser uma pessoa incrível.

ensaio-fotográfico

Por ser uma experiência muito importante e por ter gostado muito do resultado, quis compartilhar com vocês um pouco mais sobre a pessoa responsável pelas fotografias incríveis que foram tiradas. A Luana tem 28 anos e mora em Blumenau há cinco meses. Ela gosta muito de fotografar. Tem preferência para ensaios ao ar livre e aproveitando o que a natureza oferece como paisagem. Nosso primeiro contato foi para conversar e marcar um lugar para o ensaio, bem como o horário. Ela prefere usar o início da manhã e o final de tarde como cenário para as fotografias. Suas inspirações são a Giuliana Kaori, Alessio Albi, Paola FranquiAlissia DiazMariana Montrazi. Sendo que a duas últimas já foram professoras dela.

ensaio-fotográfico

Combinamos o que eu vestiria e essa parte foi bem legal. Ela me aconselhou a vestir algo que me deixasse confortável. Ainda mais que era a primeira vez que eu posava para fotos desse jeito. Entre tudo isso, houve o processo de criação de um Pinterest onde ela seleciona fotos que a inspirem para o ensaio marcado. Além de pedir para eu escolher as fotos do portfólio que mais gostei. Desse jeito, ela tem visão do que eu esperava do ensaio. Por último, a Luana criou o meu storyboard, que a ajuda muito no dia da sessão.

ensaio-fotográfico ensaio-fotográfico ensaio-fotográfico

O dia do ensaio fotográfico foi incrível. Estava uma temperatura agradável e o sol estava maravilhoso, tanto que conseguimos excelentes retratos ao por do sol. Esse ensaio fotográfico serviu também para eu me redescobrir. Eu saí da minha zona de conforto. Fiz poses que jamais imaginaria que daria um resultado tão legal em um retrato. Após o a sessão, a Luana me entregou uma foto editada para que eu já ficasse com um gostinho de quero mais e curiosa para ver o resultado. De todas as fotos do ensaio, a Luana pediu para eu escolher de 10 a 15. É importante frisar que o resultado ela entrega digitalmente em até 20 dias.

ensaio-fotográfico

Se você ainda não fez um ensaio fotográfico, eu digo: faça. Eu na verdade já tive momentos de pensar em passar longe desse tipo de experiência. Mas é incrível como isso melhora a autoestima e a imagem que temos de nós mesmos. Até porque, a missão que a Luana Favetta tem como fotógrafa é fazer com que as mulheres se sintam bem e tenham uma experiencia diferente e muitas vezes divertida. Sempre entrando em contato com a natureza e fazendo do sentimento íntimo uma imagem poema. E foi exatamente o que aconteceu no nosso ensaio fotográfico. Eu, que nunca tive essa experiência até então, entrei em contato com a natureza e meus sentimentos. Além do tempo que passamos fotografando ter sido muito divertido.

ensaio-fotográfico

Se você gostou do trabalho da Luana, pode acompanhar e descobrir outros ensaios já feitos por ela através da Fã Page e do Instagram.

Alguém aqui já fez um ensaio fotográfico? Como foi a experiência? Me contem, vamos conversar! <3

Acompanhe a mim e o blog nas redes sociais!

O primeiro calçadão de Blumenau
Eu faço parte: PyLadies Blumenau
Wishlist de Canecas Criativas

22 comentários
  • Laura Nolasco

    ADOREI as fotos, ficaram lindas!
    Preciso nem dizer o tanto que apoio que façam um ensaio, né? Apesar disso, como diz o ditado, em casa de ferreiro o espeto é de pau, né? Nunca fiz um, mas planejo mudar isso em breve.
    Adorei o post e já estou seguindo a Luana e todos os fotografos e fotografas que inspiram ela!
    Beijos?

    Responder
    • Thais

      Oi, Laurinha! Ahh, que delícia saber disso! Eu amei as fotos também. <3 Jura? Poxa, apesar da minha timidez, foi uma experiência maravilhosa. Já estou curiosa antes mesmo de você fazer o ensaio, aposto que ficarão maravilhosas e envolvendo bastante natureza também. A Luana arrasa! E as inspirações dela são maravilhosas também.

      Um beijo! <3

      Responder
  • Betânia Duarte

    As fotos ficaram lindas Thaís, gostei principalmente da primeira e da última. Esse efeito do sol é maravilhoso. Eu já fiz vários pequenos ensaios mas sempre quem me fotografa é meu amigo daí eu fico super confortável, não sei como seria com alguém não tão próximo, hahah

    Beijo!

    Responder
    • Thais

      Obrigada, Be! Eu também amei essas duas fotos e gostei muito da foto que estou com o livro do HP, porque diz muito de mim. Ah, legal! Imagino que seja mais fácil ficar confortável mesmo, né? No caso da Luana nós temos uma amiga em comum, mas a gente se conheceu pro ensaio mesmo. Incrível como ela soube conduzir muito bem e fazer eu ficar confortável.

      Um beijo <3

      Responder
  • Rubyane

    Fazer um ensaio fotográfico parece ser ótimo! No momento não tenho vontade de fazer um mas adoro conhecer novos fotógrafos e ficar admirada com o talento deles. Adorei o trabalho da Luana, já vou dar uma fuçada no intagram dela *-* haha
    Suas fotos ficaram lindas! A luz do fim de tarde deixou tudo com uma atmosfera ainda mais bonita!

    Responder
    • Thais

      Rubyane, é maravilhoso! Eu demorei muito pra ter vontade (e coragem) de posar pra um ensaio. Mas adorei muito o resultado! Eu gosto de acompanhar o trabalho de fotógrafos também, admirar o talento e tentar aprender um pouquinho, mesmo que seja de longe.
      A Lu arrasaaaa! Espero que goste dos demais trabalhos dela 🙂

      E realmente, a luz de final de tarde foi uma ajuda e tanto para as fotos. <3

      Responder
  • Mariana Menezes

    Meninaaa, eu vi as fotos lá no Insta e já tinha adorado, e vendo aqui no teu post gostei mais ainda <3 Ficaram lindas demaisss! Eu já fiz ensaio fotográfico mas só em estúdio quando eu tinha 15 anos, nunca fiz ensaio externo e MORRO de vontade de fazer. Acho que deve ser incrível, eu sempre gostei de fotografar/ser fotografada e espero fazer um em breve.

    O melhor de tudo é que esse ensaio te deu mais confiança em relação à câmera pelo que tu contou, e isso é muito bom! O bom foi que tu se soltou e ainda as fotos ficaram um amorzinho! Ah, amei aquela dos livros e a primeira, foram minhas favoritas =))

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    Responder
    • Thais

      Oi, Mari! Ai, eu amei amei e amei as fotos. E olha que eu ainda não postei todas, to com elas guardadinhas pra soltar aos poucos e não parecer A louca do ensaio. hahahhahaa Um ensaio em estúdio eu nunca fiz, mas acho que eu prefiro fazer ao ar livre mesmo. Essa questão de termos conseguido pegar justamente a cor do entardecer foi sensacional. <3

      Sim, abriu portas pra eu ter muito mais segurança e confiança de mim mesma em relação a uma câmera. As primeiras fotos saíram bem ''engessadas'', mas depois foi batendo uma interação bem bacana e o resultado ficou ótimo. Foram as minhas duas preferidas também, você acredita? Em terceiro lugar eu escolheria a última foto também.

      Um beijo grande!

      Responder
  • Maheri Matos

    Amo muito fotos com esse tipo de luz!
    Tô na mesma situação da Laurinha, haha. Trabalho como fotógrafa, mas nunca parei para ser fotografada por um profissional.
    Agora, depois de ler seu post, deu muita vontade!
    Bjos 😉

    Responder
    • Thais

      Poxa, Maheri. Acho que você gostaria de ser fotografada por um profissional também. Se tiver essa experiência me conta como foi pra você, viu?

      Um beijo!

      Responder
  • Clayci

    Que ensaio fofo! Amei a forma que ela registrou as suas fotos.
    Eu sou suspeita porque eu amo registrar, mas não curto se fotografada.
    É algo que estou trabalhando em mim e aos poucos rs

    Você é linda! E amei todos os clicks

    Responder
    • Thais

      Eu também não sabia que gostava de ser fotografada, até fazer o ensaio. A Lu tem uma forma singular de registrar os retratos e isso fez toda a diferença pra eu ficar à vontade.

      Obrigada, Clay!
      Um beijo <3

      Responder
  • KARINE

    que amorzinho, adorei isso dela ter criado um roteirinho com ~poses e sequências pra você fazer. também amo fotos com natureza, acho que é o melhor lugar para fotografar ♥

    Responder
    • Thais

      Eu também achei um amor da parte dela, toda preocupada em me deixar à vontade e sugerir poses que ficariam boas pra mim.

      A natureza é linda demais pra isso. Dá um toque a mais. <3

      Responder
  • Dai Castro

    Eu acompanhei algumas fotos que você postou lá no facebook e achei o resultado maravilhoso! Fiquei encantada com as cores das fotos, o por do sol dá uma tonalidade linda e a cor acobreada dos seus cabelos combinou super bem!

    Eu tenho muita vontade de fazer um ensaio também, mas sempre acabo adiando por conta da timidez, uma coisa que vem me animando é que o meu namorado está interessado em aprender a mexer na câmera que eu tenho, assim acho que consigo aparecer um pouco mais nas fotos e quem sabe, tentar algo mais elaborado um dia 🙂 Adorei!! Beijos ♡
    Colorindo Nuvens

    Responder
    • Thais

      Oi, Dai! Eu lotei o facebook de fotos, né? HAHAHAHAHA Mas é que o resultado me agradou tanto. Eu amei, de verdade. E sim, devo admitir que a cor do cabelo deu todo um charme a mais para as fotos ao ar livre a tonalidade de luz que conseguimos.

      Olha só! Quem sabe ele não vira seu fotógrafo particular, né? Aos poucos você vai perdendo a timidez. Quando fizer o ensaio vou querer com certeza ver o resultado.
      Um beijo! <3<3<3

      Responder
  • AMANDA ALMEIDA

    Oi Thaís, tudo bem?
    Já tinha te falado que amei as suas fotos, ficaram lindas. eu tenho muita vontade de fazer um ensaio, e espero poder conseguir faze rum em breve.
    bjus,
    Amanda Almeida

    Responder
    • Thais

      Espero que você consiga mesmo, Amanda! Vou quer ver o resultado quando fizeres. Obrigada pelos elogios sobre as fotos, viu?

      Um beijo!

      Responder
  • Sheyla – DMulheres

    Olá, Thais

    Tão bom ler teu relato sobre o primeiro ensaio… realmente você disse tudo, é um redescobrimento e levanta a auto estima pra cacete! Fiz um pessoal e outro fiz um ensaio mais sensual, estilo boudoir e amei demais, confesso que tive muita vergonha no início, mas amei demais!
    Adorei teu blog.

    Beijokas,
    DMulheresInstagramFanpage

    Responder
    • Thais

      Né? Pra autoestima é um remédio e tanto. Eu não sei se teria coragem de fazer um ensaio sensual, mas admiro muito quem faz! Parabéns, Sheila.

      Fico feliz que gostou daqui. Volte sempre que quiser.
      Um beijo!

      Responder
  • Jade Amorim

    Eu nunca fui fotografada, mas sempre fotografo os outros. Não me sinto confortável em frente à câmera e super confortável atrás dela direcionando alguém. Acho isso até meio bizarro. hahahaha
    Adorei o seu ensáio, ele ficou lindo!

    Beijos!

    Responder
    • Thais

      hahahahahahahaha engraçado isso, né? Mas se algum dia posar para algum ensaio e publicá-lo, vou querer ver! Muito obrigada, Jade. Fico feliz que tenha gostado, ele foi muito importante pra mim.

      Um beijo! :3

      Responder