Janela de Sorrisos

Eu faço parte: PyLadies Blumenau

Pyladies-Blumenau

Créditos: PyLadies Blumenau.

Dia desses, eu perambulei o Facebook e vi que uma amiga confirmou presença em um Workshop de Python voltado para mulheres e organizado pelo grupo PyLadies Blumenau. Para quem não sabe, Python é uma linguagem de programação que a cada dia cresce mais em seu uso. Eu sempre fui muito curiosa por essa área, então fiquei animada quando descobri que não precisava ter noções de TI ou até mesmo saber programar para participar desse evento. E é claro que eu quis dar mais essa dica aqui no JDS. A ideia desse projeto é atrair mais mulheres para a área da tecnologia, que é tão rica e tão ampla em seus campos de atuação. Se organizar direitinho, todo mundo pode se encontrar na área de TI.

PYLADIES: INCENTIVANDO MULHERES NA ÁREA DE TI

Pyladies-Blumenau

Quando pensamos em grandes nomes da área da Tecnologia da Informação, de forma quase que automática esses nomes são masculinos. Apesar de termos grandes nomes e contribuições femininas nesse ramo, como de Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo, as mulheres ainda ficam em segundo plano nesse segmento. Foi pensando nisso que o surgiu o grupo mundial PyLadies e que felizmente se espalhou por vários cantos do Brasil. O grupo de Blumenau, ao qual eu faço parte ainda é pequeno e está em sua fase de início, mas em várias cidades, principalmente em São Paulo, já caminham com avanços e ajudando mulheres a descobrirem o interesse pela área. Afinal, esse é o objetivo desse iniciativa mundial: mostrar para as meninas que não há limites para a sua capacidade intelectual.

Pyladies-Blumenau

Antes do workshop aconteceram outros encontros, onde a Patrícia Gonsalves explicou o propósito do projeto e o porquê da escolha da linguagem em Python.

Pyladies-Blumenau

Créditos: Fábrica de Negócios.

Infelizmente, eu não conheci o projeto antes e acabei participando apenas do workshop, que aconteceu em Blumenau no dia 24 de junho e foi uma experiência fantástica! Todas as meninas presentes tinham sede em aprender e a troca de experiência fizeram daquela tarde um momento único. Esse foi o primeiro encontro de muitos que ainda virão, mas foi suficiente para instigar a minha curiosidade pela área e a linguagem abordada.

Pyladies-Blumenau

"Programadoras, crianças e mulheres querendo aprender a programar. Ontem nosso dia foi assim! Desafiador e gratificante." Créditos: PyLadies Blumenau.

Ao final do Workshop ficou a certeza de que a iniciativa só tende a crescer na cidade. E deixou claro o quão importante foi essa tarde de conhecimentos e aprendizados.

Pyladies-Blumenau

Alguém que me lê aqui também é da área de TI, ou tem curiosidade sobre a área? O Grupo PyLadies está espalhado brasil afora. Lá no site  você consegue conhecer um pouco mais e saber se a iniciativa abrange a sua cidade também. Ainda deixo aqui um agradecimento especial à Patrícia Gonsalves que me autorizou a fazer o post e cedeu as fotos e informações para tornar o post ainda mais rico.

Nosso desejo é mostrar às meninas que não há limites para sua capacidade intelectual. Se o desejo delas é escrever linhas de código. Pá! Façam isso. Se quiserem desenvolver super sistemas embarcados. Pá! Desenvolvam. Se querem só brincar fazendo algumas linhas de script python. Pá! Brinquem. E se quiserem revolucionar o mundo mesmo sem ter seu código fonte. Pá! Revolucionem. Por que vocês são capazes. – Comunidade PyLadies Brasil.

Acompanhe a mim e o blog nas redes sociais!

Meu primeiro ensaio fotográfico
O primeiro calçadão de Blumenau
Wishlist de Canecas Criativas

10 comentários
  • Clayci

    Que ideia maravilhosa!
    Super me empolguei e fiquei com vontade de conhecer, pena que é distante.
    Porém vou acompanhar pela rede.
    A iniciativa é maravilhosa e essa profissão é incrível <3

    Responder
    • Thais

      Oi, Clay! A ideia é maravilhosa mesmo, adorei que a iniciativa veio para a minha cidade também. Aqui o ramo do TI é bem forte, mas faltam mulheres nessa profissão. Não tem em nenhum lugar próximo de você? Que pena Responder

  • Duane

    Caramba, que iniciativa maravilhosa! É tão bom ver projetos que empoderam as mulheres. Melhor ainda quando é numa área como a TI, que precisa muita da inteligência que as manas têm. Nossa, esse post alegrou meu dia <3 Parabéns por participar!
    Beijos ♥

    claramenteinsana.com

    Responder
    • Thais

      A iniciativa é maravilhosa mesmo, fico feliz que saber disso alegrou teu dia!
      Fico muito orgulhosa de existirem projetos como esse e de poder fazer parte disso, sabe?
      É gratificante. Muito obrigada pelo carinho!

      Um beijo <3

      Responder
  • Aninha

    Gente, que iniciativa maravilhosa! Queria tanto que tivesse aqui em Goiânia, mas o mais próximo daqui é só Brasília, 3h de distância 🙁 Tomara que com o tempo se expande para cá, hehe. É extremamente importante ter esse tipo de iniciativa para as mulheres pois é uma área considerada muito de gênero masculino. Projetos assim é super legal para mostrar que não é bem assim, rs.

    Beijocas e sucesso no projeto!

    Responder
    • Thais

      Poxa, Aninha! Mas quem sabe alguém aí de Goiânia daqui algum tempo decide reunir as minas e iniciar esse projeto também, né? Seria maravilhoso! Quero ver mais e mais dessa iniciativa Brasil afora.
      E sim, é uma área ainda com predominância masculina, e precisamos mudar isso. Eu me sinto honrada de poder participar desse projeto!

      Obrigada, viu?
      Um beijo grande!

      Responder
  • Thalita

    Nossa, que legal, amei!

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

    Responder
  • AMANDA ALMEIDA

    Oi Thaís, tudo bem?
    Eu quase fiz faculdade de TI, mas mesmo não tendo feito eu gosto bastante da área e volta e meia sempre olho algumas coisas. Achei a iniciativa super interessante e vou acompanhar nas redes sociais.
    bjus
    Amanda Almeida

    Responder
    • Thais

      Oi Amanda, tudo bem e contigo? Eu já pensei em fazer faculdade de TI, mas sempre pensei que eu não seria boa o bastante pra área. Essa oportunidade caiu como uma luva pra matar a minha curiosidade! E a iniciativa é maravilhosa mesmo. <3

      Um beijo!

      Responder