
Créditos: PyLadies Blumenau.
Dia desses, eu perambulei o Facebook e vi que uma amiga confirmou presença em um Workshop de Python voltado para mulheres e organizado pelo grupo PyLadies Blumenau. Para quem não sabe, Python é uma linguagem de programação que a cada dia cresce mais em seu uso. Eu sempre fui muito curiosa por essa área, então fiquei animada quando descobri que não precisava ter noções de TI ou até mesmo saber programar para participar desse evento. E é claro que eu quis dar mais essa dica aqui no JDS. A ideia desse projeto é atrair mais mulheres para a área da tecnologia, que é tão rica e tão ampla em seus campos de atuação. Se organizar direitinho, todo mundo pode se encontrar na área de TI.
PYLADIES: INCENTIVANDO MULHERES NA ÁREA DE TI
Quando pensamos em grandes nomes da área da Tecnologia da Informação, de forma quase que automática esses nomes são masculinos. Apesar de termos grandes nomes e contribuições femininas nesse ramo, como de Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo, as mulheres ainda ficam em segundo plano nesse segmento. Foi pensando nisso que o surgiu o grupo mundial PyLadies e que felizmente se espalhou por vários cantos do Brasil. O grupo de Blumenau, ao qual eu faço parte ainda é pequeno e está em sua fase de início, mas em várias cidades, principalmente em São Paulo, já caminham com avanços e ajudando mulheres a descobrirem o interesse pela área. Afinal, esse é o objetivo desse iniciativa mundial: mostrar para as meninas que não há limites para a sua capacidade intelectual.
Antes do workshop aconteceram outros encontros, onde a Patrícia Gonsalves explicou o propósito do projeto e o porquê da escolha da linguagem em Python.

Créditos: Fábrica de Negócios.
Infelizmente, eu não conheci o projeto antes e acabei participando apenas do workshop, que aconteceu em Blumenau no dia 24 de junho e foi uma experiência fantástica! Todas as meninas presentes tinham sede em aprender e a troca de experiência fizeram daquela tarde um momento único. Esse foi o primeiro encontro de muitos que ainda virão, mas foi suficiente para instigar a minha curiosidade pela área e a linguagem abordada.

"Programadoras, crianças e mulheres querendo aprender a programar. Ontem nosso dia foi assim! Desafiador e gratificante." Créditos: PyLadies Blumenau.
Ao final do Workshop ficou a certeza de que a iniciativa só tende a crescer na cidade. E deixou claro o quão importante foi essa tarde de conhecimentos e aprendizados.
Alguém que me lê aqui também é da área de TI, ou tem curiosidade sobre a área? O Grupo PyLadies está espalhado brasil afora. Lá no site você consegue conhecer um pouco mais e saber se a iniciativa abrange a sua cidade também. Ainda deixo aqui um agradecimento especial à Patrícia Gonsalves que me autorizou a fazer o post e cedeu as fotos e informações para tornar o post ainda mais rico.
Nosso desejo é mostrar às meninas que não há limites para sua capacidade intelectual. Se o desejo delas é escrever linhas de código. Pá! Façam isso. Se quiserem desenvolver super sistemas embarcados. Pá! Desenvolvam. Se querem só brincar fazendo algumas linhas de script python. Pá! Brinquem. E se quiserem revolucionar o mundo mesmo sem ter seu código fonte. Pá! Revolucionem. Por que vocês são capazes. – Comunidade PyLadies Brasil.
Acompanhe a mim e o blog nas redes sociais!