Janela de Sorrisos

Resenha do livro O Vilarejo

Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Gênero: Terror
Páginas: 96
Ano: 2015
 ‘’O tempo o apagou do mundo, da história, da mente das pessoas. A única prova de que o local existiu é a vida de seus moradores, as histórias que ficaram registradas em um caderno com ilustrações macabras. Explore um lugar perdido no passado e, através de um quebra-cabeça cheio de surpresas, conheça o destino de seus habitantes, há muito esquecidos. ’’
O Vilarejo é um livro de contos, que segundo o autor podem ser lidos em qualquer ordem sem alterar o enredo final. Raphael Montes ao início já nos revela o que o inspirou: os cadernos ilustrados de uma senhora chamada Elfrida Pimminstoffer, que chegou em suas mãos através de um amigo sócio de um Sebo. Ele então se interessou pelos manuscritos em um idioma já não mais existente, e com a recusa da única pessoa que encontrou para traduzi-los, resolveu com material de apoio fazê-lo sozinho. O resultado dessa ousadia foi a publicação do livro, que conta a história de um vilarejo normal castigado pelo rigoroso inverno, onde acontecimentos relacionados à ganância, luxúria, inveja, ira entre outros pecados são revelados e nos fazem questionar do que o ser humano é capaz.
 
A narração do livro é simples e o torna de fácil compreensão, além de ser possível lê-lo em um dia por ter menos de cem páginas. Um dos pontos altos dessa edição são as ilustrações. Logo na primeira página temos contato com folhas mais grossas e ilustrações que ajudam o leitor a entrar no clima dos contos, bem como as algumas páginas brancas com pingos de sangue.
Optei por ler de forma sequencial, o que consegue fazer com que juntemos as peças do quebra-cabeça e acontecimentos dos primeiros contos começam a fazer sentido quando você está quase terminando o livro. Esse, na minha opinião, foi um dos pontos fortes da história, pois não fica aquela sensação de algo isolado e sem sentido. Ainda falando da maneira como foi escrito, é classificado como terror, um pouco pelos acontecimentos macabros
que são revelados ao longo da narrativa, mas não trouxeram uma atmosfera de susto para mim.
Com certeza é um livro envolvente e capaz de prender o leitor. Alguns contos são mais legais que outros, mas como já comentado, a forma como cada um se encaixa, trazendo um enredo revelador e com sentido ao final da narração, faz com que o tempo de leitura tenha valido à pena. Recomendo o livro para os amantes do gênero de terror e também para os que querem uma leitura diferente.
O Sorriso da Hiena – Resenha
Resenha: Em Algum Lugar nas Estrelas
Resenha: Uma História Meio que Engraçada

9 comentários
  • Eduardo

    Adorei a resenha Tiss (inclusive fiquei morrendo de vontade de ler o livro haha).

    Responder
    • Thaís

      Você tem que ler, é muito legal Edu! hahaha

      Responder
  • Naty Araújo

    Uau, Thaís. Esse livro parece fantástico. Apenas pela resenha e pelas fotos já dá para prender o leitor e deixar bem curioso.
    Mesmo sendo um livro de contos fiquei desejando ler. Espero fazer isso em breve, e ele é bem curtinho.
    Adorei.
    Revelando Sentimentos

    Responder
    • Thaís

      Oi, Naty!

      Sim, é um livro ótimo! Eu gosto de contos, mas alguns livros se tornam chatos por serem contos aleatórios, sabe? O legal desse é que ele se encaixa e poderia muito bem ser um romance. 😉
      Quando ler, me conte o que achou, ok?

      Obrigada pela visita, volte sempre.
      Beijos!

      Responder
  • Jaque Souza

    Que resenha maravilhosa! Fiquei até com vontade de ler hahaha
    Beijos.
    Dropando Ideias

    Responder
    • Thaís

      Oi Jaque 🙂

      Mas menina, leia! É uma leitura rápida e muito proveitosa.
      Obrigada pelo carinho.

      Beijos e volte sempre!

      Responder
  • Eloísa Rodrigues

    Adorei! Deu uma vontade de ler o livro! Parece ser mesmo bem envolvente!

    Responder
    • Thaís

      Oi Eloísa!

      Eu recomendo muito, viu? É uma leitura fácil e bem gostosa. Foi o primeiro livro desse ano e já entrou pros meus favoritos.

      Beijos!

      Responder
  • Rafaela

    Tô louca para ler esse livro!
    Todo mundo fala muito bem e depois dessa tua resenha, fiquei com mais vontade de ler <3
    Beijos

    Responder